Só há dois tipos de investimento: tempo e dinheiro

Aqui no Tudo Sobre Investimentos eu me proponho a falar tudo sobre investimentos. Desde o início, este site/blog tem o propósito de servir como um repositório de aprendizado para mim e para quem estiver buscando informações a respeito do que eu escrevo. É por isso que eu tento trazer temas que não sejam relevantes apenas para mim, mas também para o público que me acompanha.

Neste artigo, quero explicar algo muito importante que foi perceber apenas recentemente. Acredite você ou não, só há existem dois tipos de investimento. Nada de Tesouro Direto, CDB, Ações ou coisas do tipo. Estou falando da categorização mais ampla possível.

Esses dois investimentos são: tempo e dinheiro.

Dois tipos de investimento

Só há dois tipos de investimento: tempo e dinheiro

E por que é importante você entender isso? Bom, ter a consciência de que você só dispõe desses dois ativos simplifica a sua vida e confere-lhe objetividade. No final das contas, você só vai precisar dedicar duas coisas: tempo ou dinheiro. Quer ver só?

Digamos que você esteja querendo começar a aprender sobre investimentos. Esse é, inclusive, a situação de boa parte daqueles que leem os artigos deste blog. Neste momento, você está fazendo um investimento: doando o seu tempo para ler e aprimorar o seu conhecimento. Porém, quando você compra um ativo financeiro (seja ele qual for), está investindo outra coisa: o seu dinheiro.

Tempo e dinheiro: qual é o mais importante?

Só há dois tipos de investimento: tempo e dinheiro

Se você acompanha os textos do Tudo Sobre Investimentos, provavelmente já sabe qual é o mais importante. Eu até já falei sobre isso no artigo Por que tempo não é dinheiro. Em resumo: tempo é infinitamente mais valioso que o tempo. Neil Fiore, um grande especialista em produtividade, cunho essa verdade nas seguintes palavras:

“Existe um mito que tempo é dinheiro. Na verdade, tempo é muito mais precioso que dinheiro. É um recurso não-renovável. Uma vez gasto, e se você gastá-lo mal, ele se vai para sempre.”

Se você perder dinheiro de alguma forma, poderá recuperá-lo de alguma forma no futuro. Porém, se você gasta o seu tempo de forma irresponsável, jamais poderá reaver os segundos/minutos/horas/dias/meses/anos que foram desperdiçados. Percebe a gravidade de gastarmos tempo com o que não nos acrescenta em nada?

No meu artigo sobre a diferença de “valor” entre tempo e dinheiro eu explico mais sobre esse assunto e compartilho uma reflexão. Vale a pena conferir a leitura.

 

Imagens: Shutterstock

Que tal descobrir o verdadeiro Segredo Para Ficar Rico? O Tudo Sobre Investimentos revela para você!

Eduardo Harada

Meu nome é Eduardo Harada, criador e autor dos textos compartilhados pelo site Tudo Sobre Investimentos. Em determinada época da minha vida, frustrado com a situação econômica pela qual eu passava, decidi aprender e dominar tudo sobre os universos de finanças pessoais, dinheiro e investimentos para que eu pudesse entender o que fazer para contornar os meus problemas.

Website: http://tudosobreinvestimentos.com/