O que é a BM&FBOVESPA?

Hoje estamos aqui para falar de um assunto que todo investidor deveria dominar. Afinal, você sabe o que significa a sigla BM&FBOVESPA? O que essa instituição faz? Por que temos um nome tão complicado assim?

Essa sigla faz referência à bolsa oficial do Brasil, considerada o símbolo máximo do mercado financeiro do país. É nela que são realizadas as negociações de diversos produtos e serviços, como ações, títulos de renda fixa, índices, taxas, mercadorias, moedas, commodities e muito mais.

Sigla BM&FBOVESPA

Porém, para entender exatamente o que significa BM&FBOVESPA, é preciso destrinchar essa sigla. BM&F, ou Bolsa de Mercadorias e Futuros, era a maior bolsa de comércio no Brasil. Já Bovespa, ou Bolsa de Valores de São Paulo, era a bolsa oficial do país.

Essas duas instituições fundiram-se em 2008 para originar o que é chamado de BM&FBOVESPA, ou Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo. A sede dessa organização está localizada na capital paulista e está ligada a todas as bolsas de valores brasileiras.

Após a fusão de 2008, essa instituição se tornou a terceira maior bolsa em valor de mercado no mundo. A instituição perde apenas para a bolsa dos Estados Unidos e Alemanha.

O que faz a BM&FBOVESPA?

É dentro da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo que são realizadas as principais operações financeiras do país. Além disso, a BM&FBOVESPA também calcula diversos índices importantes para o investidor.

O principal deles é o Ibovespa, ou Índice Bovespa. Esse é o indicador mais importante de desempenho médio das ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Ainda dedicaremos uma matéria para falar exclusivamente sobre o Ibovespa.

BM&FBOVESPA, a bolsa oficial do Brasil

Portanto, a BM&FBOVESPA administra mercados organizados de títulos, valores mobiliários e contratos derivativos. A companhia também presta serviços de registro, compensação e liquidação, atuando como contraparte central garantidora da liquidação financeira das operações realizadas em seus ambientes.

As negociações da BM&FBOVESPA são realizadas em meio exclusivamente eletrônico. Isso significa que todo o processo acontece de forma automática, através de computador. É por isso que aquela imagem de operadores gritando com dentro da bolsa virou coisa do passado.

 

Imagens: Shutterstock

Que tal descobrir o verdadeiro Segredo Para Ficar Rico? O Tudo Sobre Investimentos revela para você!

Eduardo Harada

Meu nome é Eduardo Harada, criador e autor dos textos compartilhados pelo site Tudo Sobre Investimentos. Em determinada época da minha vida, frustrado com a situação econômica pela qual eu passava, decidi aprender e dominar tudo sobre os universos de finanças pessoais, dinheiro e investimentos para que eu pudesse entender o que fazer para contornar os meus problemas.

Website: http://tudosobreinvestimentos.com/