O que é CVM?

O artigo de hoje é obrigatório para quem quer saber Tudo Sobre Investimentos. Por quê? Porque vou explicar o que é e para que serve a CVM, um dos principais órgãos dentro do universo financeiro.

O que é a CVM?

As letras CVM são as siglas para Comissao de Valores Mobiliários. Essa é uma entidade autárquica em regime especial, o que significa que ela foi criada a partir de uma lei específica. Nesse caso, estou falando da Lei 6.385/76, criada em 07/12/1976.

O site da CVM ainda traz algumas características extras, que servem à título de curiosidade em sua marioria. Trata-se de uma entidade ligada ao Ministério da Fazenda, com personalidade jurídica e patrimônios próprios. A CVM também é dotada de autoridade administrativa independente, ausência de subordinação hierárquica, mandato fixo e estabilidade de seus dirigentes, e autonomia financeira e orçamentária. Tudo isso caracteriza a CVM.

Valores mobiliários

Mas até agora esse parece um papo complexo demais para nós entendermos. É por isso que agora se faz necessário a explicação do que são os valores mobiliários, algo que esta até mesmo incluído no próprio nome da CVM.

Os valores mobiliários ou títulos financeiros são titulos de propriedade ou de crédito. Eles são emitidos por uma entidade público ou privada, com características ou direitos atrelados a ele.

Quer um exemplo? As ações, debêntures e opções de compra e venda são exemplos de valores mobiliários.

Atribuições

Essa entidade tem uma série de funções específicas, mas as mais importantes são:

  • Estimular investimento no mercado acionário;
  • Assegurar o bom funcionamento da Bolsa de Valores;
  • Proteger os titulares contra a emissão fraudulenda, a manipulação de preços e outros atos ilegais;
  • Fiscalizar a emissão, o registro, a distribuição e a negociação dos titulos emitidos pelas sociedades anônimas de capital aberto;
  • Fortalecer o mercado de ações.

Que tal descobrir o verdadeiro Segredo Para Ficar Rico? O Tudo Sobre Investimentos revela para você!

Eduardo Harada

Meu nome é Eduardo Harada, criador e autor dos textos compartilhados pelo site Tudo Sobre Investimentos. Em determinada época da minha vida, frustrado com a situação econômica pela qual eu passava, decidi aprender e dominar tudo sobre os universos de finanças pessoais, dinheiro e investimentos para que eu pudesse entender o que fazer para contornar os meus problemas.

Website: http://tudosobreinvestimentos.com/