Quatro tecnologias de ponta que já podem ser aplicadas por pequenos empreendedores

Como eu venho da área jornalística ligada a tecnologia (embora eu sempre ressalte que não sou um jornalista formado), falar sobre o tema sempre é muito agradável para mim aqui no Tudo Sobre Investimentos. Caso você ainda não saiba, escrevi (e ainda escrevo às vezes) para o TecMundo. É por isso que eu fiquei contente ao me deparar com a nota patrocinada pelo site meuSucesso.com, intitulada: “Conheça quatro tecnologias de ponta que podem ser aplicadas por pequenos empreendedores”.

E quais são elas? Estou falando de Inteligência artificial, realidade virtual, Big Data e Internet das Coisas. Esses são recursos que já podem ser explorados por empresas brasileiras de pequeno porte. Foi pensando nisso que a escola digital de empreendedorismo está lançando uma novidade a partir de hoje (27 de novembro). Trata-se do documentário Trends (tendências, em inglês),  que trará conhecimento para os empreendedores brasileiros explorarem estas tecnologias.

Caso você ainda conheça o site, eu resumo aqui para você. O meuSucesso.com reúne documentários muito bem produzidos contando a história de empreendedores de sucesso. A ideia é mostrar que ser bem-sucedido não depende apenas de fatores como sorte ou acaso. No final das contas, é preciso muita força de vontade e dedicação.

Para preparar o público, o site de empreendedorismo explica quais os principais usos de cada um desses conceitos. Confira:

Inteligência artificial

Conceito que remete aos filmes de ficção científica, a inteligência artificial tem aplicações muito mais práticas do que costumamos pensar. Ela é a responsável por gerenciar chatbots de atendimento ao público. Eles poupam tempo e investimentos em uma ampla infraestrutura de atendimento ao cliente. Muitas empresas trabalham apenas oferecendo esse recurso para e-commerces.

Internet das coisas

Se os planos do governo não atrasarem, até o fim do ano será lançado o Plano Nacional de Internet das Coisas. Esse programa prevê que este mercado pode gerar US$ 200 bilhões para o Brasil em 2025.

Além de aplicações para controle agrícola e produção industrial customizada, a Internet das Coisas (IoT) também possibilitará o controle de pessoas em comércios. O objetivo é ir além da simples contagem de clientes, gerando dados sobre vendas, eficácia das campanhas de marketing e merchandising, entre outros itens que se queira gerenciar. Para isso, a tecnologia permite que um sensor se conecte a outro dispositivo, por meio da internet, e passe a gerar dados em tempo real.

Realidade virtual

Neste campo, há muitas empresas também trabalhando para gerar produtos de realidade virtual para outras empresas. Com este recurso, é possível criar um mundo imersivo para atrair o cliente. Um bom exemplo é um evento ou até mesmo uma visita às instalações de sua empresa.

Big Data

Compras baseadas em gostos pessoais são vendas que podem ser previstas. Para pequenos e médios comerciantes, por exemplo, esse tipo de informação se torna vital para análise e condução dos negócios.

Quando essas análises são associadas a ferramentas automatizadas, como as já existentes em sites de venda, por exemplo, os resultados preditivos são mais assertivos. E-commerces em que é possível vender produtos e contar com a indicação de outros semelhantes para os clientes, por exemplo, são uma ferramenta interessante para quem está começando ou tem um negócio de médio porte.

…..

“A quarta revolução industrial está aqui, e representa uma evolução de mais amplitude e profundidade do que todas as outras. Por isso, queremos trazer aos empreendedores brasileiros informações sobre tais transformações e como seus negócios podem se beneficiar dela. O empreendedor brasileiro precisa entender a velocidade das mudanças e seus potenciais. Essa é uma questão de sobrevivência – quem não adaptar produto ou serviço pode acabar ficando para trás”, afirma Sandro Magaldi, CEO do meuSucesso.com.

E aí, pequeno empreendedor? Já está planejando usar alguma dessas tecnologias em seus negócios?

 

Imagem: Shutterstock

 

Trends

No dia 27 de novembro, será realizado, em São Paulo, o evento de pré-estreia da série. Além da exibição de parte do documentário feito nos Estados Unidos, haverá um bate papo com especialistas no assunto. O evento será no Cinépolis do Shopping JK Iguatemi (Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2.041) a partir das 20h30. As inscrições devem ser feitas pelo www.meusucesso.com.

Sobre o meuSucesso.com

Com mais de 200 horas de conteúdo didático produzido e assistido por mais de 100 mil alunos (assinantes e não assinantes), o meuSucesso.com – fundado por Flávio Augusto da Silva – é uma plataforma que desenvolve conteúdo acreditando que o sucesso é uma ciência que pode ser aprendida e absorvida de forma leve, com linguagem acessível, e a partir do compartilhamento da prática e da história de vida de empreendedores que já trilharam caminhos bem-sucedidos. Por meio de entrevistas densas, os empresários se tornam fonte de inspiração, especialmente para quem está dando seus primeiros passos no empreendedorismo. Em seus anos de vida, o meuSucesso.com já dissecou os cases de Carlos Martins (Wizard), Facundo Guerra (Grupo Vegas), Ozires Silva (Embraer), Thái Nghiã (Goóc), Gustavo Caetano (Sambatech) e Alair Martins (Grupo Martins).

Operando via assinatura, o usuário passa a ter acesso a uma plataforma online que disponibiliza desde documentários próprios, cursos práticos de inúmeras disciplinas, fóruns e encontros presenciais, até uma rede de relacionamento exclusiva. Desde 2015, essa experiência passou a ser ampliada para o cinema quando foi firmada a parceria com a Cinépolis, a maior operadora de cinemas da América Latina. Com isso, são exibidos os documentários dos Casos de Estudo em primeira mão e ainda são realizados talk shows na sequência com os protagonistas empreendedores. Até o momento, mais de 2 mil pessoas já participaram dos eventos de pré-estreia do meuSucesso.com. A escola de insights é comandada por Sandro Magaldi, que tem passagens em diversos segmentos de negócios, entre eles, pela educação executiva da HSM.

Que tal descobrir o verdadeiro Segredo Para Ficar Rico? O Tudo Sobre Investimentos revela para você!

Eduardo Harada

Meu nome é Eduardo Harada, criador e autor dos textos compartilhados pelo site Tudo Sobre Investimentos. Em determinada época da minha vida, frustrado com a situação econômica pela qual eu passava, decidi aprender e dominar tudo sobre os universos de finanças pessoais, dinheiro e investimentos para que eu pudesse entender o que fazer para contornar os meus problemas.

Website: http://tudosobreinvestimentos.com/