Selic em queda: o que fazer com o seu dinheiro?

Quem acompanha o Tudo Sobre Investimentos já sabe o que é a Taxa Selic. Essa é a taxa mãe da nossa economia. Esse é o índice através do qual as taxas de juros são cobradas pelos bancos. Definida pelo Copom, é muito importante que todos os investidores estejam constantemente ligados a esse indexador.

Se você fez a lição de casa e está acompanhando a Taxa Selic, deve saber que ela atingiu valores mínimos históricos. E por que isso é importante? Porque o índice pode afetar diretamente os investimentos, em especial os de renda fixa.

Selic em queda: o que fazer?

Não se desespere. Embora a queda na Taxa Selic possa realmente afetar alguns investimentos, beneficiando alguns e prejudicando outros, não é preciso mudar completamente a sua estratégia por causa disso. Por quê? Por causa daquilo que chamamos de rendimento real.

O que realmente forçou o Copom a diminuir a Taxa Selic foi a queda na inflação. Como o “rendimento real” é os juros menos inflação, o nosso ganho não foi prejudicado.

Portanto, embora os investimentos de renda fixa realmente passem a render menos com essa mudança na Taxa Selic, a redução na inflação faz com que o ganho se mantenha. Dependendo do nível da inflação, os ganhos percentuais podem até mesmo ter aumentado.

Que tal descobrir o verdadeiro Segredo Para Ficar Rico? O Tudo Sobre Investimentos revela para você!

Eduardo Harada

Meu nome é Eduardo Harada, criador e autor dos textos compartilhados pelo site Tudo Sobre Investimentos. Em determinada época da minha vida, frustrado com a situação econômica pela qual eu passava, decidi aprender e dominar tudo sobre os universos de finanças pessoais, dinheiro e investimentos para que eu pudesse entender o que fazer para contornar os meus problemas.

Website: http://tudosobreinvestimentos.com/